top of page

América Central

  • sofialuzribeiro
  • 2 de dez. de 2013
  • 3 min de leitura

A América Central é a parte do continente americano que une a América do Sul a América do Norte. Ao norte é limitada pela Península de Iucatã (México) e ao sul pela Colômbia. É dividida em duas partes: Ístimica (parte continental que liga a parte sul com a norte da América) e Insular (ilhas).

É banhada por dois ocenaos: Atlântico e Pacífico

Os países que a compõem são: Belize, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Cuba, Dominica, República Dominicana, Granada, Haiti, Jamaica, Santa Lúcia, São Cristóvão e Névis, São Vicente e Granadinas, Trinidad e Tobago.

A biodiversidade da América Central é riquíssima, pois existem várias florestas tropicais com grande quantidade de espécies animais e vegetais. Assim, a fauna da região é uma composição das faunas sul-americana (neotropical) e norte-americanas (neo-ártica). É interessante notar que os répteis apresentam uma distribuição complexa, que inclui espécies e gêneros do norte e do sul, assim como os mamíferos, os quais podem contar com espécies corriqueiras em todo o território americano

A América Central apresenta um relevo montanhoso e possui uma das regiões com maior número de vulcões ativos. O relevo avança sobre a estreita região costeira do oceano Pacífico até o topo das montanhas e desce gradualmente para uma ampla região que se estende ao longo do mar do Caribe. Os oceanos Atlântico e Pacífico são ligados através do canal do Panamá.

América Central apresenta três zonas climáticas distintas à denominada “terra quente”, que compreende regiões do nível do mar até a altitude de 910 m; a “terra temperada”, que engloba regiões de 915 m a 1.830 m; e a “terra fria”, que compreende regiões de até 3.050 m aproximadamente. As costas caribenhas possuem um regime de chuvas bem diferente da apresentada na costa do Pacífico. As encostas do litoral do Pacífico apresentam clima seco em virtude da presença de ar frio constante, causado pela corrente fria da Califórnia, que impossibilita à absorção do vapor da água, diminuindo a possibilidade de precipitação, entretanto, a água temperada do mar do Caribe permite que o ar absorva a umidade, que é transportada pelos ventos predominantes do leste.

A maior parte da população da América Central é de origem mestiça ou indígena. A população negra ou mulata é predominante na costa caribenha. Em Belize pelo menos metade da população é de origem africana. De modo geral, o indígena está menos presente no sul da Nicarágua, na Costa Rica e no Panamá.

*Canal do Panamá:

é um canal artificial que possui 82 km de comprimento, com largura no Estreito de Culebra de 90 metros e no Lago de Gatún de 350 metros, que corta o Panamá (País da América Central), ligando o oceano Pacífico ao oceano Atlântico. A navegação por este canal começou em 1914, ano de sua inauguração, sua construção significa uma importante conquista da engenharia, além de facilitar o fluxo marítimo. Porém, a ideia de se construir o canal surgiu no final do século XIX, tempo em que o Panamá estava anexado ao território colombiano.

*MCCA:

O Mercado Comum Centro-Americano, ou somente MCCAfoi criado em 1960 e é formado até hoje pelos países fundadores Costa Rica,Guatemala, Honduras, Nicarágua e El Salvador.

Em 4 de junho de 1961 foi assinado o Tratado de Integração Centro-Americana com o objetivo de criar ummercado comum nessa região.

 
 
 

Comments


POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:

© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page